Fórum sobre Brucelose e Tuberculose é realizado em Mal. Rondon
Promovido pela Câmara Técnica de Sanidade Agropecuária do Programa Oeste em Desenvolvimento, em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, o Fórum Conexão: Brucelose e Tuberculose foi realizado nesta quarta-feira, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon.
O objetivo foi discutir os impactos dessas doenças no contexto econômico e na saúde humana.
O evento contou com palestras técnicas ministradas por especialistas que atuam diretamente no controle e erradicação da brucelose e da tuberculose, tanto em rebanhos animais quanto em humanos.
A iniciativa reuniu profissionais da área da saúde, produtores rurais, técnicos e demais interessados para debater estratégias de prevenção e os desafios enfrentados na região.
Pela manhã a promoção foi voltada especialmente aos médicos veterinários, enquanto a tarde destinou-se aos profissionais do setor, produtores rurais e demais interessados.
Na ocasião, o médico veterinário da Frimesa, Eduardo Portugal, falou sobre os principais entraves para a exportação de lácteos, destacando os impactos sanitários no setor; e Leila Wiedmann da Silva e Elisiane do Nascimento, ambas da 10ª Regional de Saúde, apresentaram os efeitos da brucelose e da tuberculose na saúde humana, com foco nos programas de controle dessas doenças.
Fonte: Agro Marechal
Foto: Agro Marechal
Já a médica veterinária Marta Freitas, Chefe da Divisão de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose da Adapar, fez um analise dessas enfermidades no contexto estadual