Muito embora tenhamos pequenos registros de colheita de soja em Marechal Cândido Rondon Palotina e Missal, por se tratarem de lavouras de materiais mais precoces e também certa dessecação antecipada, a trabalho a campo deverá ser intensificado somente a partir da segunda quinzena de janeiro.
A região de Marechal Cândido Rondon já registra as primeiras colheitas com rendimentos expressivos.
Alguns produtores nas rodas de amigos em empresas do ramo já admitem que terão condições de bater seus recordes individuais facilmente.
Tem materiais novos plantados ou nem tão novos, mas que vem mantendo estabilidade de produção e neste momento de certa abundância hídrica estão expressando seu potencial genético.
É fato também o aumento de custos das lavouras na proteção fúngica por conta da excelente condição de clima, ou seja, quente e úmido, altamente favorável ao surgimento de doenças e sua proliferação.
As lavouras mais tardias estão passando por mais tratamentos preventivos por conta do surgimento mais precoce neste ano principalmente de manchas foliares.
De outra parte, muitas áreas de milho que estão nesta fase acima de 100 dias de ciclo e dentro da bacia leiteira de vários municípios começam a ser manejadas e processadas para silagem forrageira.
Marechal Cândido Rondon, Palotina, Missal, Quatro Pontes, Toledo, todos estes locais que registram colheitas de milho para este fim e com excelente rendimento forrageiro e nutricional.
Fonte: Klug Corretora
Foto: Gilson Abreu