Embora a colheita da soja esteja sendo intensificada na região, o plantio do milho safrinha está em ritmo mais lento em decorrência do clima seco e de estimativas pouco otimistas para os próximos dias.
Segundo levantamento da empresa Klug Corretora de Mercadorias e Serviços, de Palotina, as estimativas de colheita abrangem os seguintes municípios: Palotina 75%, Toledo 40%, Tupãssí 30%, Mercedes 40%, Nova Santa Rosa 60%, São Pedro do Iguaçu 10%, Ouro Verde do Oeste 40%, Cascavel 8%, Missal 45%, Santa Terezinha do Itaipu e Foz do Iguaçu 10%, São Miguel do Iguaçu 25%, Corbélia 20%, Anahy 25%, Cafelândia 12%, Iracema do Oeste 5%, Assis Chateaubriand 25%, Entre Rios do Oeste 60%, Pato Bragado 50%, Capitão Leônidas Marques 8%.
Embora a empresa não tenha feito a previsão de colheita de soja em Marechal Cândido Rondon, equipes técnicas aponta que a área total pode girar em torno de 50%.
Com a umidade do ar baixa nesta semana deve iniciar um período de colheita na ordem de 4% ao dia.
A média de recebimento da umidade de grãos em muitos casos está abaixo de 10%, ou seja, a soja dessecada e mais a umidade relativa do ar baixa contribui pra isso.
Mesmo que a falta de boas chuvas nesta última semana possa estar sendo problema pra germinação de milho, tem umidade suficiente para a finalização da soja.
Não ideal para o milho safrinha, mas vai mantendo a expectativa de alta da produtividade da soja.
Alguns recebedores já estão com 40% da safra recebida e os secadores foram pouco utilizados na secagem de grãos.
Nesta última semana o pessoal tirou o pé do plantio pela praticamente ausência de chuvas e umidade de solos postergando o plantio.
Fonte: Klug Corretora
Foto: Agro Marechal