A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Escritório de Marechal Cândido Rondon, já realizou neste ano de 2025 a "Vigilância Ativa de Influenza Aviária e Doença de Newcastle".
A “Vigilância Ativa é fundamental para comprovar a ausência dessas doenças na avicultura industrial e de subsistência do Estado.
A ação demonstra a robustez do sistema, a capacidade de detecção precoce e a transparência do status sanitário das doenças no Paraná.
As ações de Vigilância Ativa reforçam o compromisso do Paraná em manter a segurança sanitária da sua avicultura, essencial para a saúde animal, o comércio internacional e o abastecimento interno.
A Influenza Aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, muitas vezes resultando em graves consequências para a saúde animal, para a economia e para o meio ambiente.
Ela é de alta patogenicidade é caracterizada principalmente pela alta mortalidade de aves, que pode ser acompanhada por sinais clínicos nervosos, digestórios ou respiratórios, tais como andar cambaleante, torcicolo, dificuldade respiratória e diarreia.
Por sua vez, a doença de Newcastle é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres, causando sinais respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarréia e edema na cabeça.
Além do trabalho nas aves, o medico veterinário da Adapar, Escritório de Marechal Cândido Rondon, Loreno Egídio Tafarel, também revela a “Vigilância Ativa” realizada em suinos………………..áudio…………
Fonte: Redação Agro Marechal
Foto: Adapar
Egídio Tafarel