A área técnica da Copagril, de Marechal Cândido Rondon, foi a campo na manhã desta terça-feira, dia 24, para avaliar a intensidade das geadas e levantar eventuais problemas que isso possa causar às lavouras.
Conforme o agrônomo Maico Hoffmann, gerente comercial da cooperativa, responsável pelas áreas de insumos agrícolas e pecuários, a intensidade das geadas variou bastante entre as regiões.
Em alguns pontos foi mais fraca, mas em áreas baixas e localidades como Realeza, no sudoeste, houve registros de geada intensa, atingindo lavouras de milho em final de ciclo e algumas áreas de trigo na fase de elongação, que são mais sensíveis.
De acordo com ele, em outras regiões, como Marechal Cândido Rondon, não houve impacto e o milho salvo está apenas aguardando baixar a umidade para a colheita.
De maneira geral, em grande parte da área, cerca de 95% do milho já havia escapado, o que ajuda a reduzir possíveis perdas.
Já no Mato Grosso do Sul, algumas lavouras em estágio mais atrasado que podem ter sido atingidas.
As equipes técnicas estão em campo hoje mesmo para avaliar e quantificar com mais precisão os impactos."
Um ponto de atenção importante também são as pastagens, que sofreram um pouco mais.
Há relatos de danos visíveis em algumas áreas, o que pode afetar a alimentação dos animais nos próximos dias.
De outra parte, em entrevista ao site Agro Marechal o engenheiro agrônomo da Agrícola Horizonte, Cristiano da Cunha, também avaliou os impactos das geadas na agricultura e pecuária..................áudio.......................
Fonte: Divulgação
Foto: Freepik
Cristiano da Cunha